Como escolher a iluminação ideal para cada ambiente da casa?

Como escolher a iluminação ideal para cada ambiente da casa?

Esta é uma dúvida comum quando estamos montando o projeto luminotécnico. Para te ajudar, preparamos algumas dicas que vão te auxiliar na escolha dos seus itens e ser assertivo na hora de deixar o seu ambiente muito mais bonito!

Sala de Estar
A sala de estar costuma ser o ambiente onde passamos boa parte do nosso tempo e recebemos visitas. Então, o objetivo principal é oferecer conforto e sensação de aconchego em todas as ocasiões! Recomendamos apostar no uso de luzes difusas e indiretas, que trazem conforto aos olhos, aliando pontos de luz focada em áreas estratégicas, como um local para estudos, leituras.

Cozinha
Ambiente onde precisamos do máximo de luz possível para, com cuidado, preparar aquela refeição deliciosa! A ideia é aproveitar ao máximo a luz natural, concentrando uma luz de teto como iluminação principal cobrindo todo o ambiente. Adicione também luminárias (ou fitas LED, fica lindo!) sobre os armários para espalhar a claridade por igual. Bom apetite!

Banheiro
Este, sem dúvida, é o ambiente onde se faz necessário iluminar de modo completo, não é mesmo? Invista em luminárias no teto e não se esqueça da super dica: Adicione luminárias nos dois lados do espelho, evitando sombras na hora de conferir o visual.

Quarto
Indicamos luzes amarelas, pois, estimulam o relaxamento e auxiliam a ter aquele soninho gostoso que nos leva a uma ótima noite de sono. O ideal é distribuir esta iluminação em arandelas e abajures, trazendo a sensação de uma luz suave, agradável aos olhos, deixando o ambiente ainda mais confortável e perfeito para descanso!

Outro ponto importante: Sabemos que a escolha da iluminação correta pode mudar um ambiente. Mas, você sabia que ela possui uma grande aliada? As tintas das paredes!

Na hora de construir ou reformar, sempre nos deparamos com o momento da compra das tintas para colorir os cômodos. Esta escolha é crucial para você alcançar a decoração perfeita e, aliada à iluminação, faz total diferença na sua decoração.

Considere alguns pontos na hora de combinar os tons das paredes com seu projeto luminotécnico:

A influência das cores:
De acordo com seu objetivo, as cores trazem sentimentos e sensações ao ambiente. Confira alguns exemplos:
– Azul: É associado a harmonia e equilíbrio;
– Amarelo: Associa-se a jovialidade e ao otimismo;
– Branco: É associado a paz e a limpeza.

A iluminação pode alterar o tom das cores. Se uma parede é escura, o indicado são lâmpadas de cores frias. Já os tons claros, permitem mais liberdade na hora de optar pela temperatura do ambiente.

Invista em cores na iluminação. Você pode utilizar lâmpadas coloridas para criar efeitos diferenciados de luz e decorar o ambiente através da iluminação.

Gostou das dicas? Compartilhe e comente sua opinião!

tskinformatica

See all posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are makes.

Enviar